O Guia do Etosha National Park vai ajudar você a organizar e entender melhor um dos mais completos e belos parques naturais da África. Veja todos os alojamentos, escolha a melhor época para ir e descubra os caminhos que levam para esse maravilhoso lugar.

Destaques do Guia Etosha National Park

O Etosha National Park fica no norte da Namíbia e foi proclamado em 1907 pelo então governador da região. É um dos maiores parques naturais da África, cobrindo uma área de 22.270 km² e se estende por mais de 350 km de leste a oeste. O parque é muito popular e recebe mais de 200.000 visitantes por ano.

A pan (espécie de lago seco), que fica no centro de Etosha, tem 170 km de comprimento e 72 km de largura

O parque está situado a cerca de 400 km de Windhoek no Anderson Gate (Okaukuejo) ou 500 km ao Von Lindequist Gate (Namutoni) e cerca de 1.700 km de Jjohannesburg.

O Parque possui cerca de 763 km de estradas de cascalho.

Existem três portões de entrada principais. Se você se aproximar pelo sul, o Andersson Gate perto de Okaukuejo e o Von Lindequist Gate, perto de Namutoni. Pelo norte existe o King Nehale Gate. Há também o Galton gate no oeste, mas é para uso restrito dos hóspedes do Dolomite Camp.

O Etosha possui três tipos de fontes de água. Fontes artesianas são encontradas no topo de afloramentos de calcário, como Klein Namutoni e Goas. As nascentes ao nível são normalmente encontradas em vales profundos com cal, como Okaukuejo, Homob e Aus. As fontes de contato são encontradas na borda da pan, como Okerfontein, Okondeka e Ondongab.

O parque é mais úmido no leste, com uma precipitação média da seguinte forma:

Namutoni: 443mm

Halali: 429mm

Okaukuejo: 412mm.

No verão, as temperaturas diurnas podem chegar até cerca de 36°C e no inverno as temperaturas diurnas em média de 20°C, mas as temperaturas noturnas podem cair para zero graus.

Existem mais de 80 poços de água em todo o Parque.

Os “Big Five” encontrados no parque são: leão, leopardo, elefante e rinoceronte; pois não há búfalos no local.

O Etosha NP tem mais de 114 mamíferos diferentes e cerca de 340 espécies de pássaros. Das 35 espécies de aves de rapina, 10 são migratórias e visitam o parque durante os meses de verão.

O parque tem 3 rest camps principais e 2 lodges.

Veja também: Guia: Como fazer um Safári na África

Guia Etosha - Entrada

Escolhendo a temporada no Guia Etosha

Nosso guia do Etosha mostra um pouco como é o clima pelas estações do ano.

Verão (dezembro / fevereiro)

As manhãs são frescas, mas ficam muito quentes às 09h00 e sufocantes às 13h00, com máximas de 40°C, sendo as noites também quentes.

Outono (março / maio)

Em março, os dias tendem a ainda ser quentes, mas em abril os dias vão ficando mais frios com noites frias.

Inverno (junho / agosto)

Durante o dia aquece, mas a noite e as manhãs podem ficar muito frias.

Primavera (setembro / novembro)

Os dias podem ser de calor moderado a quente com noites frias e quentes.

A estação chuvosa do parque começa em novembro, sendo fevereiro o mês mais chuvoso. Aconselhamos a  melhor época para visitar entre agosto e outubro.

Depois de saber em que estação estará viajando, você poderá decidir quais roupas levar. Sugerimos que você sempre utilize camadas de roupas, para ir se adequando a temperatura.

Chegando ao Etosha

Voe para o aeroporto Internacional Hosea Kutako de Windhoek e, em seguida, alugue um carro e dirija até o Parque Nacional. Este aeroporto está localizado a 45 km a leste do centro da cidade de Windhoek.

De Windhoek até o Etosha você leva 4 horas (400 km) entrando no Andersson Gate (Okaukuejo) ou 5 horas (500 km) entrando no Von Lindequist Gate (Namutoni). As estradas são muito bem sinalizadas, mas é sempre bom ter um GPS para não se perder.

Entrando

O acesso ao parque é feito por 3 portões – o Anderson Gate, o Von Lindequist Gate ou o King Nehale Gate. O Etosha cobra uma taxa diária de entrada/conservação. Esta cobrança é por pessoa e por veículo. Os preços variam entre residentes locais e visitantes estrangeiros e as taxas mudam todos os anos, tal como os custos de alojamento no parque. O guia do Etosha aconselha a entrada pelo Anderson Gate.

Observação: um quarto portão (Galton Gate) fornece acesso a Western Etosha, mas é restrito aos hóspedes que reservarem no Dolomite Camp.

Horários de check-in e check-out

O check in nos camps do parque é após as 14h00 e o check-out antes das 09h00. Certifique-se de ter todos os seus formulários de reserva e documentos de confirmação de pagamento com você em caso de problemas com o computador.

Horário de abertura e fechamento do portão

Os portões abrem ao nascer do sol e fecham ao pôr do sol. Os horários reais de abertura e fechamento de cada temporada são exibidos nos portões.

Alojamento dentro do Etosha

Etosha tem três restcamps principais que conectam o Andersson Gate no sul com o Von Lindequist Gate no leste. Estes restcamps oferecem hospedagem deste camping, até chalés ou quartos duplos, e os locais proporcionam a você a oportunidade de entrar em contato com a natureza.

Os camps também oferecem piscinas, restaurantes e poços iluminados que tornam sua viagem mais fácil, oferecendo também lojas e postos de gasolina que atendem aos viajantes independentes.

Existem também 2 camps exclusivos (principalmente o Dolomite, que oferece uma área grande do parque exclusivamente para seus hóspedes) e um camp exclusivo para acampamento (também na área oeste do Etosha).

Dolomite Camp

Ele está situado em uma colina na parte ocidental exclusiva do Etosha National Park. Tendas luxuosamente decoradas em estilo safári oferecem vistas de uma vasta área que foi quase intocada pelo turismo. Vários poços d’água oferecem ótimos pontos para avistar animais.

Onkoshi Camp

Está instalado em plataformas de madeira bem na orla da Pan Etosha. As vistas características do parque mudam de miragens para bandos de flamingo, dependendo da estação. O local tem um impacto ambiental mínimo e oferece safáris em uma área exclusiva do parque.

Okaukuejo Camp

É famosa pelo seu poço com iluminação artificial. Aqui você verá elefantes leões e o rinocerontes bebendo lado a lado. O restcamp mais movimentado do Etosha oferece chalés com vista para o poço e está estruturado em torno de uma alta torre de pedra.

Halali Camp

Tem uma localização central no parque, perto de alguns dos poços de água mais populares. O acampamento tem um poço com iluminação artificial e a maior piscina do parque.

Namotoni Camp

É um antigo forte alemão. As altas paredes de proteção brancas do forte conferem a este restcamp uma personalidade única. Dois restaurantes oferecem uma grande variedade de refeições saborosas e os drinques nas muralhas do forte são imperdíveis ao visitar Namutoni.

Olifantsrus Camp

Olifantsrus é o mais novo camp do Etosha e a primeira opção de acomodação no parque a oferecer uma experiência apenas de acampamento, permitindo que você se sinta um pouco mais perto da incrível selva africana ao seu redor.

Guia Etosha - Halali

Mantendo você seguro

– Não alimente animais para sua própria segurança, bem como para o bem-estar do animal;

– Você não tem permissão para dirigir pelo parque à noite, a menos que esteja em um passeio noturno oficial;

– Fique em seu veículo, a menos que esteja em locais designados, como mirantes ou locais de piquenique, onde você pode descer do veículo;

– Mantenha o limite de velocidade que é 60km/h na estrada de cascalho e 20km/h nos acampamentos;

– Apague o fogo depois do churrasco;

– Ao caminhar pelos acampamentos à noite, use uma lanterna, pois há escorpiões;

– A malária pode ocorrer na estação das chuvas, por isso é aconselhável tomar precauções.

Guia Etosha - Namutoni

O que ver e fazer no Etosha National Park

Fotografia da Natureza

Nosso guia do Etosha traz informações se você é um fotógrafo de vida selvagem, e o que pode esperar para fotografar no parque.

Os meses de inverno de junho a setembro são os melhores meses para a fotografia da vida selvagem. Por que correr pelo parque em busca de animais quando você pode sentar em um lugar com uma cerveja ou um refrigerante e fotografar dia e noite sem parar. Essa é uma das maiores particularidades do Etosha, pois como o parque é muito árido, qualquer poça de água se transforma em um grande show da vida animal.

O parque também é plano e aberto, permitindo assim boas fotografias com poucos arbustos obstruindo o foco.

Existem cerca de 40 poços e nascentes ao longo das estradas turísticas entre Okaukuejo, no oeste, e Namutoni, no leste, dos quais 70% são ótimos para fotografia de animais.

Cada um dos três principais acampamentos tem seu próprio poço, que pode ser visto de dentro dos acampamentos. O poço Okaukuejo pode ser o melhor poço da África durante os meses de inverno. Há uma procissão constante de animais dia e noite. O Moringa water (no acampamento Halali) é excelente à noite e se você quiser ver um leopardo (claro que nada é garantido)

Os poços d’água dos acampamentos ficam a cerca de 50 metros da área de visualização, então você não precisa de uma super teleobjetiva. Use lentes de 600mm para os animais menores, como o Gato Selvagem Africano, mas para elefantes, girafas e rinocerontes, use lentes de 200mm.

Fique atento com o texugo de mel no acampamento Halai à noite, ele geralmente é encontrado perto dos campistas passando pelas lixeiras.

Se você é um fotógrafo de paisagens, o que pode esperar fotografando no Etosha

O Forte Namutoni é um local paisagístico muito bom de todos os ângulos. Tem lindas palmeiras na com uma passarela de madeira que leva até a entrada. Você também pode conseguir fotos do pôr do sol no mirante do forte, com vista para o poço.

O parque é muito plano, mas alguns dos poços são bons para fotos de paisagens. Poços de água como Homob, Salvadora, Twee Palms e Chudop são muito cênicos e tem-se a vista sobre a pan desde os mirantes ou dos poços que ficam na beira dela. As vistas dos poços Moringa (Halali) e Okaukuejo também proporcionam boas fotos de paisagens.

A torre Okaukuejo é muito boa para fotografias de paisagens porque você tem uma visão de 360 ​​graus e pode obter lindas fotos do nascer e do pôr do sol.

Se você é um fotógrafo de macro, o que você pode esperar fotografando no Etosha

Os três acampamentos principais têm muitas árvores e arbustos para você explorar. O Halali tem uma passarela que sobe a colina dentro do acampamento – um excelente local para procurar insetos e flores silvestres, especialmente no verão e na primavera. Mesmo que os meses mais quentes sejam obviamente os melhores para os insetos, você encontrará algumas surpresas no inverno. Os insetos são criaturas muito resistentes e mesmo no inverno os dias na África podem esquentar, encorajando os insetos a sair da toca.

Se você é um fotógrafo de pássaros, o que pode esperar para fotografar em Etosha

A fotografia de pássaros no Etosha pode ser boa no inverno, mas é melhor nos meses de verão, quando milhares de pássaros aquáticos, como as duas espécies de flamingo, vêm visitar a pan.

Onkoshi – Excelente local para fotografar aves aquáticas. São flamingos, pelicanos, alfaiates, marrecos vermelhos e muitos outros que você pode fotografar na estação das chuvas, no conforto e na privacidade do seu chalé.

Dolomita – Este novo acampamento no oeste de Etosha atrai muitos pássaros diferentes, como bul-buls, estorninhos, abelharucos, shrikes, calaus, andorinhas, sunbirds, águias marciais, bateleurs e abutres, além de corujas à noite.

Namutoni – O poço não é ótimo para mamíferos, mas pode produzir bons avistamentos de pássaros, incluindo tarambola-do-mar, queleas-de-bico-vermelho e narceja-pintada-grande.

No acampamento, fique atento para o andorinhão-palmeira, pássaros-sol, estorninhos, corujas e pássaros-rato-de-cara-vermelha. A Fisher Pan, que fica logo atrás do acampamento, pode acolher alguns agradáveis migrantes no verão, como o mergulhão-de-pescoço-preto, flamingos menores e maiores, cegonha-de-bico-amarelo, bico-aberto africano e cegonha-bico-de-sela.

Halali – Este acampamento é o favorito para amantes dos pássaros. Você pode ver zaragateiro-de-faces-nuas, poupas violetas, chapim de carpa, calaus-de-bico-amarelo do sul e corujas-de-cara-branca do sul – tudo no acampamento.

No poço da Moringa, encotre pombos, falcões-pigmeus, drongos-de-rabo-de-garfo e, ao pôr do sol, enormes bandos de galinhas namaqua com corujas no final da noite.

Okaukuejo – No acampamento há um ninho de tecelão em uma árvore bem na parede do poço e os tecelões irão mantê-lo entretido por horas. Você pode ver muitos pássaros no poço ou no acampamento.

Durante o dia, fique atento a uma infinidade de pássaros. À noite, observe as diversas espécies de coruja.

Outras atividades

Há passeios no nascer e no pôr do sol, onde guias locais o levarão em um veículo 4×4 aberto e falarão sobre a fauna e a flora, enquanto observam os grandes felinos. Note que os horários de partida mudam de acordo com as estações, por isso verifique na recepção antes de reservar. Não são permitidas crianças menores de 6 anos.

Compras pelo guia Etosha National Park

Nosso guia do Etosha sugere que você pare em Windhoek para obter a maior parte de seus suprimentos (no Spar, Woolworths ou Pick n ‘Pay) porque as lojas no Etosha não têm uma grande variedade.

A loja de Okaukuejo tem o básico como água, refrigerantes, manteiga, alguns alimentos enlatados, sorvetes, cerveja, cigarros e pilhas. Há também uma agência de correios e uma loja de presentes que vende algumas roupas, cartões postais e livros.

A loja no acampamento Halali também tem o básico, além de alguns presentes e claro, cerveja e vinhos.

A loja da Namutoni fica no Forte e tem o básico além de alguns cartões postais, óculos escuros, presentes e livros.

Todas as lojas possuem máquinas de cartão de crédito/débito.

Guia Etosha - Okakuejo

Postos de combustível e mecânicos

Existem postos de combustível em todos os três camps com um pátio de mecânica/serviços em Okaukuejo. Lembrete, reabasteça sempre que puder, pois eles ficam sem combustível e as bombas quebram.

Alimentação no Safári

Restaurantes

Todos os três camps têm restaurantes, com o Namutoni tendo dois dentro do forte. O restaurante do Halali tem vista para a área da piscina e tem um bar. O Okaukuejo tem um grande restaurante com uma grande área de estar ao ar livre sob palha e guarda-sóis. Há uma churrasqueira ao lado de uma enorme área de bar com vista para a piscina. A comida e o serviço são bons.

Braais (churrasco) no Bangalô: Se ficar nos chalés, você pode fazer o seu próprio churrasco, mas se ficar nos quartos, irá comer nos restaurantes.

Desfrute do café da manhã ou almoço em qualquer um dos locais de piquenique em todo o parque, mas os locais de piquenique não têm churrasqueira. Essas áreas de piquenique são cercadas e todas têm banheiros e mesas com cadeiras. Eles não têm lojas ou água potável, portanto, siga o guia etosha e leve sua própria comida e água com você.

Enfim, termina aqui nosso Guia do Etosha National Park. Se ficou alguma dúvida ou se você quiser compartilhar alguma informação, entre em contato.

Mapa Etosha
×