O guia Cape Town foi feito para ajudar você a conhecer uma das cidades mais incríveis do mundo. A fama de Cape Town, ou Cidade do Cabo, não vem de graça. Com uma variedade imensa de opções para todos os gostos, paisagens maravilhosas e boa gastronomia, Cape Town é uma das chamadas cidades obrigatórias para se conhecer.
Como já dissemos, a variedade de opções é imensa e apenas tratar da cidade como muitas vezes descrevemos aqui no blog (ver Lugares: Johannesburg) talvez deixaria você ainda mais perdido. Por isso, resolvemos literamente descrever algumas das melhores opções entre passeios naturais, lugares culturais, restaurantes, vida noturna e compras para realmente criar um guia para o visitante da cidade.
MAS ESPERE! Quer pular essa etapa e já ir direto conhecer a cidade? Então acesse esse link e preencha o formulário, que enviaremos para você nossas opções de roteiro que incluem Cape Town, ou até mesmo organizaremos um roteiro exclusivo para você, com todas as informações detalhadas.
Transporte pela cidade
Uma cidade internacional e turística sempre possui diversas formas para que o visitante possa se locomover. Listamos no Guia Cape Town algumas dessas opções abaixo:
Hop-on Hop-off
Os ônibus abertos de dois andares do City Sightseeing levam você às atrações imperdíveis de Cape Town. Um bilhete único dá acesso a todas as paradas do roteiro, com o poder de subir e descer no seu próprio ritmo. Ao longo do caminho, aproveite o guia de áudio gratuito, disponível em 15 idiomas diferentes e com informações úteis e dicas. Você pode comprar o ingresso para o ônibus ou aproveitar o benefício do Cape Town City Pass, que já tem o Hop-on Hop-off incluído.
Ônibus MyCiti
Cape Town possui um serviço moderno e eficiente de ônibus, chamado MyCiti. Com 42 estações e 760 paradas em muitas áreas da cidade, você pode misturar outros modos de transporte com esse serviço. Para usá-lo é preciso comprar um cartão-passe e carregá-lo em um dos diversos pontos de venda da cidade.
Taxi/Uber
Para aqueles que não abrem mão da comodidade e dos seus próprios horários. Há uma boa oferta de taxis pela cidade e o Uber é também amplamente disponível. Você não terá problemas em conseguir um veículo.
Alugar um carro
Mais uma opção para quem procura maior comodidade. É também uma excelente opção para quem deseja fazer passeios mais distantes do centro de Cape Town, como por exemplo desfrutar das curvas da Chapman’s Peak Drive. Mas não se esqueça que, por se tratar de uma grande cidade, em alguns momentos você poderá encontrar algum trânsito pelo caminho. Por isso, aumente o som e relaxe com o visual da cidade.
Agora vamos as dicas de pontos imperdíveis em Cape Town. Várias dessas atrações podem ser acessadas com o Cape Town City Pass, um passe de 1, 2, 3 ou 5 dias com diversas opções e preços. Saiba mais no site oficial.
Passeios Naturais
Existe uma infinidade de trilhas e safáris para se fazer dentro e no entorno de Cape Town fazendo dessa lista simplesmente interminável. Decidimos colocar aqui o que é realmente imperdível em um roteiro de poucos dias.
Table Mountain
Possivelmente uma das montanhas mais famosas de toda a África e uma das principais atrações de Cape Town. É possível avistar a Table Mountain de diversos pontos da cidade e a prefeitura inclusive colocou verdadeiras molduras por toda a parte, para suas fotos ficarem ainda mais divertidas. Do topo se consegue avistar toda a cidade, além das praias do sul. Existem dois meios de se chegar ao topo. Um é escolhendo alguma das trilhas pelo Table Mountain National Park, para aquelas mais longas é aconselhável a presença de um guia. A outra maneira é subindo de teleférico. Informe-se antes se o funcionamento do teleférico está normal, pois ventos e o mal-tempo podem atrapalhar a subida. Você compra seu ingresso no site ou pelo Cape Town City Pass.
Boulders Beach
Outro lugar muito famoso no mundo inteiro pelos seus simpáticos moradores. Existe em Boulders Beach uma colônia de pinguins africanos, com mais de 2 mil indivíduos. Apesar de amigáveis, não se esqueça de manter uma distância segura para não perturbar os animais. Inclusive, a praia é toda cercada por decks, para que não haja contato direto. O acesso a praia é controlado pelo serviço sul-africano de parques (SANparks) e uma taxa é cobrada na entrada. Ao lado da Boulders existe a Foxy Beach, onde essa proteção não existe e podem ser encontrados alguns pinguins, mas novamente lembre-se de manter uma distância segura e de proteger a fauna local.
Praias do sul
Uma cidade litorânea precisa incluir algumas praias no roteiro, e Camps Bay e Cliffton Beach são algumas das melhores opções da cidade. Ficando a dez minutos do centro de Cape Town, Clifton Beach é na verdade uma série de 4 praias separadas por um trecho de pedras. Todas com areia branca e mar turquesa. Camps Bay fica um pouco mais ao sul, se encontra em uma das áreas residenciais mais caras da cidade e possui uma orla com muitos barzinhos e restaurantes. De Camps Bay se consegue avistar a formação montanhosa conhecida como Doze Apóstolos (que na verdade são 17 picos).
Signal Hill
O nome dessa montanha se deu pelo antigo uso de bandeiras de sinalização para comunicação com navios próximos. Do alto da Signal Hill temos uma vista privilegiada do mar, da Table Mountain e da cidade, por isso é um dos locais preferidos para se curtir o maravilhoso pôr do sol de Cape Town. Lá, você ainda pode curtir o tiro do canhão Noon Gun que acontece todos os dias, como o próprio nome já diz, ao meio-dia.
Lion’s Head
Essa montanha fica exatamente em frente a Table Mountain e chagar até o topo pode exigir um certo preparo físico, mas se você tem diposição e alguns dias a mais para aproveitar não deixe de fazer esse passeio. A subida é ingreme boa parte do tempo, com muitas escadas e pedras, mas a vista de cima proporciona um maravilhoso visual para quem desbravá-la. Considere contratar um guia para fazer a subida com mais segurança.
Cabo da Boa Esperança
Na parte mais ao sul da cidade fica a península do Cabo e o famoso Cabo da Boa Esperança (já chamado de Cabo das Tormentas, lembra das suas aulas de História?). O cenário é espetacular e você ainda pode encontrar babuínos, zebras e mais umas 250 espécies de aves no parque. No final da estrada, já dentro do Cape Point National Park se localiza um funicular (ou uma trilha para os mais animados) que leva para o farol e para o Cape Point, um passeio literalmente espetacular.
Chapman’s Peak Drive
Uma excelente opção para quem pretende visitar o Cabo da Boa Esperança é alugar um carro e incluir no passeio uma passada pela Chapman’s Peak Drive. Uma das estradas mais bonitas de toda África do Sul, a Chapman’s Peak tem somente 9km de comprimento, mas paisagens da cidade, do mar e das montanhas de tirar o fôlego. Aproveite para fazer com calma e parando pelos seus mirantes para apreciar a vista. Antes de seguir para ela, consulte o site oficial para saber se o acesso à estrada está aberto. Chuva, vento e neblina podem fechar seu acesso.
Muizenberg Beach
Virada para a False Bay se encontra mais uma praia especial de Cape Town, a Muizenberg Beach. Talvez mais conhecida pelos seus vestiários coloridos que proporcionam boas fotos, mas também muito procurada pelas suas grandes ondas. Fique somente atento ao chamado dos vigias que se encontram na montanha próxima, tubarões costumam visitar a região.
Kirstenbosch Botanic Gardens
Fundado em 1913, é um dos maiores jardins botânicos do mundo e Patrimônio Mundial pela UNESCO. Faça uma visita guiada gratuita, ou simplesmente se perca pelo jardim. Para os mais animados, existe uma trilha que começa no jardim e leva até o topo da Table Mountain.
Lugares Culturais
A cidade é a área urbana mais antiga de toda a África do Sul, por isso guarda muita história e cultura por suas ruas. Listamos no Guia Cape Town alguns lugares para quem quer embarcar um pouco nessa história.
Robben Island
Durante três séculos de uso, a ilha já foi uma base militar, um hospital e uma prisão. Foi lá que Nelson Mandela passou 18 anos preso durante o regime do Apartheid, atraindo muitas pessoas que querem aprender mais sobre essa história tão marcante do país. Para visitar Robben Island você precisa comprar um ingresso com antecedência ou aproveitar o benefício do Cape Town City Pass.
Bairro de Bo Kaap
Bo Kaap é um bairro de Cape Town com casas caprichosamente coloridas e seus moradores são decendentes de escravos vindos da Indonésia, Malásia e outros países africanos, trazidos pelos holandeses por volta do século XVII. Bo Kaap significa “acima do Cabo” e esse bairro está bem perto do centro da cidade. Faça um tour guiado gratuito e visite o Museu Bo Kaap, que funciona na casa mais antiga do bairro.
District Six Museum
O Distrito Seis era uma área vibrante de raça mista que tinha uma grande concentração do povo malaio. Em 1966, o governo do Apartheid declarou-a como uma área de “apenas brancos” e a maioria dos habitantes originais dessa área foi removida à força. Após a queda do Apartheid, muitos dos residentes originais foram compensados financeiramente por suas perdas, mas muitos ainda estão no processo de tentar recuperar suas terras. O Museu do Distrito Seis foi construído para restaurar e preservar a história e mostra a vida e os costumes das pessoas dessa comunidade.
Baxter Theatre
O Teatro Baxter, em Rondebosch, desempenhou um papel importante na rica história das artes cênicas da África do Sul, desafiando a censura durante os anos do Apartheid, apresentando fantásticas performances multirraciais. Hoje, o Baxter continua esse legado ao hospedar produções locais e internacionais de ponta, incluindo drama, balé, música e comédia.
Restaurantes e vida noturna
Como qualquer cidade internacional e multicultural, existei uma lista interminável de excelentes opções gastronômicas. Listamos apenas uma fração de todo esse calderão de sabores no Guia Cape Town.
V&A Waterfront
Destino muito frequentado tanto por locais como por turistas, V&A Waterfront é considerada uma das áreas mais belas de Cape Town. Lá você sempre consegue se encontrar. De restaurantes populares a restaurantes sofisticados, a região consegue agradar a todos os paladares e bolsos. Com mais de 80 estabelecimentos no local, escolher onde comer não é a tarefa mais fácil.
Mama Africa
Popular na Long Street, o Mama Africa é especializado em comida africana acompanhada por música local ao vivo. Os pratos tradicionais no menu incluem o Dovi do Zimbabwe ou frango com molho de amendoim; Cordeiro, Game Potjie ou um rico e suculento guisado, e muito mais! O restaurante oferece ainda algumas amenidades para quem comprar o City Pass.
Lower Main Road
A movimentada Lower Main Road, no Observatory, abriga uma enorme variedade de lugares para se divertir em Cape Town. Se você gosta de uma noite discreta, vai adorar aqui. Você pode escolher bares, danceterias e restaurantes. Experimente uma cerveja artesanal, jogue uma partida de sinuca ou assista a um dos eventos frequentes de música ao vivo.
Compras no Guia Cape Town
Paraíso para muitos turistas, listamos algumas opções diferenciadas de compras em Cape Town.
V&A Waterfront
Além dos bares e restaurantes, a região ainda é excelente para compras, com um grande shopping center (o Victoria Wharf), o Two Oceans Aquarium, galerias de arte e espaço para eventos ao vivo.
The Old Biscuit Mill
Uma “feira” de produtores locais que acontece todo sábado na cidade. É conhecido pela incrível variedade de ofertas de alimentos, mas o espaço tem ainda barracas de roupa, decoração, restaurantes e uma área de alimentação que parece um mercado central. Tudo ali é produzido pelos locais. Você vai encontrar de tudo um pouco.
Silo District
O distrito de Silo, no V&A Waterfront, é um dos mais novos hubs de Cape Town e tem muito a oferecer. De arte de ponta a comida gourmet e lojas internacionais, a área é para todos. Venha conjhecer a arte, gastronomia, lojas e designers, história e muito mais.
Pronto para visitar Cape Town? Mas espere! Deixamos uma surpresa para o final do Guia Cape Town. Para os amantes de um bom vinho, a região do cabo na África do Sul é uma das melhores do mundo. Perto da cidade existem 3 opções para apreciar esse nectar dos deuses.
Constantia: Guia Cape Town
A mais perto da cidade, Constantia é também a mais antiga região produtora de vinhos da África do Sul. Sua vinícola principal e mais antiga, Groot Constantia, foi aberta em 1685! Lá você encontra um museu e pode fazer uma degustação de vinhos.
Stellenbosch: Guia Cape Town
A maior cidade produtora é uma pequena vila universitária na periferia de Cape Town. Stellenbosch produz hoje alguns dos vinhos mais famosos de todo o mundo e a variedade de vinículas impressiona. Para os mais aficionados, uma estadia pela cidade é excencial. Escolha entre se hospedar no centro ou em alguma vinícula no campo.
Franschoek: Guia Cape Town
Ainda menor que Stellenbosch, Franschoek perde em variedade, mas ganha em charme. As principais hospedagens e atrações da cidade estão em sua avenida principal e acessos, criando um ambiente charmoso e acolhedor.
Gostou das nossas dicas? Se tiver algo para adicionar, deixe nos comentários. Para você que quer conhecer essa maravilhosa cidade, veja no nosso site alguns dos nossos destinos que passam por lá.