Quando pensamos em fazer um safári na África, diversas dúvidas aparecem. Conforme mais pesquisamos, mais ficamos perdidos com o fluxo de informações. Realmente, existem diversos tipos e modos para conhecer os países africanos, suas belezas e principalmente seus famosos animais. O que podemos dizer com certeza é que todo esse trabalho vale a pena, pois encontrar um leão ou um elefante livres é realmente emocionante.

BIG Five - Guia Safari na África

A fim de ajudar você nessa difícil tarefa de entender como fazer o seu safári, criamos esse guia. Tentar colocar todos os países e regiões africanas em um só explicativo é difícil, pois cada lugar tem as suas atrações e particularidades próprias. Porém, organizamos aqui as informações principais para que você consiga entender o que busca e consiga se organizar melhor e mais fácil.

Veja:  os melhores parques para observar a vida selvagem na África.

Falamos primeiro sobre os tipos de safári, depois pelas hospedagens, como fazer a escolha do seu veículo e o que são as reservas naturais na África. Para aqueles que estão procurando ajuda, a BF Expedition é especialista em safáris. Podemos organizar para você tanto alguns dias em uma hospedagem de luxo com tudo pago, quanto uma verdadeira viagem exploratória por vários países. Entre em contato para saber mais.

Guia de Palavras

Colocamos aqui algumas palavras que você vai cansar de ler e ouvir enquanto se prepara para o seu safári na África:

Big Five

O termo foi inventado por grandes caçadores e se refere aos cinco animais mais difíceis de se caçar a pé na África. São eles: Leão, Leopardo, Rinoceronte, Elefante e Búfalo. Atualmente, esse termo continua a ser utilizado, mas pelos operadores turísticos e sem ligação com a caça. Sendo assim, eles acabaram se tornando “os melhores” animais para se procurar durante um safári, verdadeiros “prêmios” para quem consegue avistá-los.

Game

É a palavra usada para “animal de caça”. Ela é utilizada em conjunto com outras palavras, como “game-drive”, que significa passeio de carro para avistar animais. Carne de caça pode ser encontrada em diversos restaurantes e supermercados na África, de animais criados em cativeiro para abate, como nosso gado. Game viewing por exemplo significa: avistamento de animais para caça, mesmo que você não esteja lá para caçar, só observar.

Overland

Traduzindo, significa “que vai por terra”. É uma nomenclatura para esse tipo de viagem, pois você terá que se locomover por muitas horas até chegar no seu destino para o safári.

Safári

É uma modalidade turística. Muitas pessoas ainda associam safári com os safáris de caça, porém são coisas distintas. Caçar um animal em um safári turístico nada mais é do que procurar pelos animais e se divertir tirando fotos e observando como eles se comportam na natureza.

Tipos de Roteiro de Safári na África

Primeiramente, existem alguns tipos diferentes de como fazer um safári na África. Essas diferenças estão principalmente em como você fará a sua locomoção, mas também na forma como o seu roteiro será organizado.

Safári com agência:

Quando você buscar por esse tipo de viagem, entenda por uma palavra: “Excursão”. Isso mesmo, em um safári fechado com agências o transporte, roteiro, passeios, guias, comida e hospedagem estarão incluídos no pacote e você não terá nenhuma preocupação fora o pagamento. Essa modalidade pode ser tanto em pequenos veículos com somente o seu grupo, como em grandes ônibus com diversos participantes.

Existem algumas reservas privadas que oferecem pacotes de safári dentro de suas reservas. Dessa forma você fica hospedado na reserva e utiliza o serviço de transporte interno da mesma, dentro daqueles carros abertos específicos para a atividade. Essas reservas geralmente oferecem um serviço de transfer para o aeroporto mais próximo, então você nem precisa se preocupar com isso. Algumas inclusive possuem pistas de pouso próprias, mas esse é um serviço de luxo.

Nessas excursões, o que mais difere uma das outras (e estamos falando do preço) é o tipo de hospedagem e a quantidade de participantes. Você pode tanto se hospedar em lodges durante todo o roteiro, como em campings, ou até mesmo uma mistura dos dois. Claro que a qualidade da hospedagem impacta diretamente no valor do pacote. Maior número de participantes significa que o valor da logística será dividido por mais pessoas, o que diminui o preço.

Nós não vamos dizer que o preço é um ponto positivo ou negativo porque vai depender do nível de luxo e exclusividade que você está procurando. O lado positivo desse tipo de viagem é que você só vai precisar se preocupar com o pagamento, todo o resto será organizado para você. Isso é muito importante se pensarmos que você estará em um país com cultura e alimentação muito diferentes da nossa e fazer compras pode não ser a tarefa mais simples. O acompanhamento de guias durante todo o roteiro também é excelente, não só pela ajuda nos pequenos detalhes, mas também em todo o conhecimento de fauna e flora que eles possuem e que enriquecem muito o passeio. Outro ponto positivo é a quantidade de empresas que oferecem esse tipo de serviço, mas cuidado pois muitas agências brasileiras simplesmente revendem os mesmos pacotes (inclusive com o mesmo preço), então a variedade fica prejudicada. Para viajantes que estão sozinhos essa é talvez a melhor opção, pois acaba facilitando diversos aspectos.

Um ponto negativo claro que podemos colocar é a liberdade, você ficará preso ao roteiro contratado. Os horários deverão ser seguidos e você pode esquecer qualquer desvio no itinerário. Outro ponto negativo pode ser a companhia (isso pode ser um ponto positivo também!). Vários dias com o mesmo grupo de desconhecidos pode gerar animosidades. Nosso principal conselho é deixar os problemas em casa e relevar o máximo que puder qualquer falta de respeito. No caso de pacotes de safári em reserva privada (principalmente as menores), depois de alguns dias talvez você perceba que algumas coisas não são tão naturais. A adrenalina da “caçada” se transforma na certeza que certos animais serão avistados e você pode acabar se perguntando se não seria mais barato visitar o zoológico da sua cidade.

Safári Self-Drive (Fly & Drive)

Aqui nós precisamos explicar melhor um ponto. Muitos blogs e “especialistas” em viagens colocam no mesmo tipo os roteiros self-drive, como aqueles que você conta com a acessoria de uma agência, daqueles que você aluga um carro e faz todo o planejamento e reserva sozinho. Na verdade, existe uma categoria de viagem pouco conhecida no Brasil (mas muito famosa na Europa e EUA) que é o Fly & Drive. O que significa? Significa que você só precisa voar para seu destino e tudo estará pronto para você.

Nesse modelo, você contrata os serviços de uma empresa, que reserva tudo para você adiantado, inclusive o veículo, e você só precisa seguir o caminho proposto. As empresas já tem alguns roteiros pré-definidos, mas que podem ser personalizados com os seus desejos e necessidades. Mais ou menos dias ou até mesmo outros locais que não estavam programados. Tudo é fechado com antecedência e você tem a segurança da empresa para fazer tudo corretamente. Essa é uma grande ajuda para viagens de muitos dias, por hospedagens que muitas vezes você não encontra no Booking. Reservas em parques devem ser feitas em sites próprios que não tem a melhor experiência do usuário.

Resumindo, você fará seu roteiro sozinho, sem guias, mas terá apoio local caso alguma coisa aconteça. Esse modelo é perfeito para aqueles que não gostam de seguir uma excursão, mas que gostam de tudo organizado por uma agência. Os pacotes são bem explicados e você consegue cumprir o seu itinerário seguindo o GPS e as coordenadas disponibilizadas.

Os pontos positivos aqui são a noção de liberdade, pois você pode fazer o seu horário e não se preocupar com grupos grandes. Consegue escapar dos horários mais cheios dos parques e pode escolher o que vai comer e quando. O valor também pode ser mais baixo, se você optar por acampar todos os dias. As empresas que trabalham assim oferecem veículos 4×4 completos para verdadeiras expedições, com utensilios de cozinha, geladeira, fogareiro e barracas no teto dos veículos. Algumas empresas inclusive desenvolveram as barracas para verdadeiros trailers acoplados ao veículo, o que dá mais conforto para os campistas.

O ponto negativo talvez seja que você precisa de alguma experiência em direção internacional. Não só pensando na mão-inglesa que existe em alguns países do sul da África (isso na verdade você aprende rápido), mas nas diferenças de cultura no trânsito. Necessita de um cuidado extra e de um respeito maior com os locais. Outra coisa que não é muito legal é a corrupção que existe nas polícias de trânsito (não muito diferente da nossa) e você estará sozinho para resolver. Você precisará cuidar de todos as questões legais de entrada nos parques nacionais (inclusive pagamento, que não pode ser pago com antecedência).

Não vamos colocar como ponto negativo do participante ter que se preocupar com alimentação porque isso também depende do modelo de viagem. Para os campistas, ter a liberdade de escolher e preparar a própria comida pode ser inclusive um fator positivo. Claro que algumas regiões da África são bastante inóspitas e que precisam de um preparo maior, mas isso vem explicado pela agência. Porém, você pode muito bem fazer uma longa viagem e só comer em restaurantes (seja nos lodges ou na estrada).

Guia Safari na África

Carro alugado e reservas por conta própria

Esse é para aqueles que querem fazer do seu jeito, o nível de liberdade aqui é total. O legal é que você precisará pesquisar muito e terá uma imersão muito grande na viagem. Pesquisar quais estradas tomar, onde se hospedar, quantos dias, as variáveis são infinitas. O ponto negativo é que você estará sozinho caso algo de errado aconteça (essa pandemia mostrou que muitas vezes estar sozinho pode ser um erro). Outro ponto a se pensar é que muitas pessoas decidem ir por esse caminho pois acreditam ser mais barato do que contratar o serviço de uma agência para fazer um Fly & Drive, e isso pode não ser verdade. A BF Expedition por exemplo trabalha com valores exclusivos de locação e hospedagem, que podem ficar muito próximos aos praticados se comprados separadamente. Porém, você contará com o apoio e segurança de nossos parceiros locais e com toda a assessoria da BF Expedition.

Outra opção também é para aqueles que não querem se prender a itinerários e ir ficando nos lugares que mais gostou. Aquelas viagens que tem data de início e fim, mas que o roteiro não está bem definido. Somente cuidado, pois todos os parques possuem lotação em seus lodges e campings e você pode ficar simplesmente sem local para pernoitar.

Self Drive com Guia – Com a BF Expedition

Pensando em nosso modelo de negócios desde o início, a BF Expedition desenvolveu uma categoria híbrida, entre o self-drive e uma excursão guiada, criando verdadeiras expedições. Nós organizamos algumas saídas anuais para pequenos grupos e levamos os participantes para expedições-safári inesquecíveis. Aqui você dirige um veículo, seguindo nossa equipe de guias que vai puxando o comboio. Você tem a diversão e o conforto do seu próprio veículo com a segurança e experiência da BF Expedition. As datas e destinos são pontuais e com vagas super limitadas. Clique aqui para saber as próximas saídas.

BF Expedition - Guia Safari na África

Tipos de Reserva

Existem na África diferentes tipos de reserva animal. Essas reservas podem ser tanto grandes espaços reservados como santuários, como grandes projetos de controle e estudo. Alguns povos tradicionais tem direito de viver dentro dessas reservas, mantendo seu estilo de vida coletor/caçador.

Parques Nacionais

São reservas de proteção da natureza administradas por orgãos públicos. A natureza dentro dos parques varia consideravelmente, não apenas entre os países, mas também dentro de algumas nações – o grau de proteção, acessibilidade e tipo de ambiente para o qual se pretende oferecer proteção. Alguns parques foram eliminados de sua população humana original, outros sempre estiveram essencialmente desabitados, enquanto outros ainda contêm centros populacionais tradicionais. Parques nacionais podem ser encontrados na grande maioria dos países africanos. É o local mais procurado para se fazer safári. Em muitos casos você pode se hospedar inclusive dentro do parque.

Reservas privadas

São reservas menores, como se fossem “fazendas naturais”, administradas por alguma entidade privada ou familiar. Podem ter um, ou mais lodges dentro da mesma reserva. Algumas reservas privadas se localizam no entorno dos parques nacionais e tomam emprestada o nome do parque, mas na verdade não fazem parte da mesma área. Algumas reservas privadas possuem regras mais flexíveis de visitação e algumas oferecem safári de caça.

Áreas privadas de conservação

São como as reservas privadas, mas separamos elas para explicar algumas diferenças. Existem algumas reservas que se propõem a preservar um tipo específico de animal, mantendo entidades próprias para esse fim. Essas reservas são interessantes pois além do caráter turístico, também tem esse lado de preservação. Vale a pena procurar pelo seu roteiro alguma dessas reservas para conhecer e se hospedar. As vezes sai um pouco mais caro o valor da hospedagem, mas o apoio a essas iniciativas pode ser de um valor incalculável.

Hospedagem

Nessa seção iremos explicar os tipos de hospedagem que você pode encontrar em sua viagem para a África. Não colocamos hotéis pois eles praticamente só são encontrados em grandes cidades e/ou fora das áreas de safári. Mesmo assim, as hospedagens que levam o nome de hotel são iguais como no mundo todo, por isso não consideramos nesse guia.

Lodge

Talvez o tipo de hospedagem que você mais vai encontrar. Se traduz como alojamento, mas um lodge é um espaço de acomodação que pode ser bastante plural, tendo locais para camping, quartos de alvenaria, chalés, etc. Inclusive, alguns lodges possuem verdadeiras casas com vários quartos para grandes grupos. O lodge pode estar dentro de uma reserva ou parque nacional. É comum na África que uma hospedagem que não tenha estrutura única e sim várias casas separadas seja chamada de lodge. Os lodges podem ser tanto administrados por organizações públicas, como sendo de puro luxo, com pista de pouso para aviões e serviço all-inclusive. Muitos lodges oferecem estrutura para você ser auto-suficiente, como cozinha e churrasqueira, mas muitos também contam com restaurante para aqueles que não gostam de cozinhar.

Camping

É uma modalidade muito praticada em toda a África. Vários lodges oferecem espaços de camping em suas propriedades com pontos de luz, banheiro compartilhado, entre outras facilidades. Os parques nacionais também possuem espaços de camping (em alguns casos mais isolados são campings selvagens, sem qualquer apoio). Diversas locadoras oferecem barracas acopladas ao veículo, o que facilita sua vida na hora de “montar acampamento” e traz mais segurança na hora de dormir – pois você fica longe do solo e dos animais noturnos. Geralmente quem acampa acaba tendo uma liberdade maior pois leva a própria comida e é auto-suficiente. Porém cuidado, mesmo com toda a liberdade, muitos locais necessitam de pré-reserva e tem número máximo de hóspedes. Acampar na natureza nos parques nacionais, sem ser na área designada, é crime e pode gerar multas salgadas. Acampar na beira de estradas também pode ser muito perigoso e não deve ser feito.

Guest House

Um tipo de hospedagem que existe em toda a África, as Guest Houses são mais ou menos como as nossas pousadas no Brasil. Elas tem geralmente administração familiar e possuem locais para você preparar a própria comida (apesar de muitas terem restaurante, não conte muito com isso pois ele pode estar fechado ou só funcionar em horários específicos). Os quartos normalmente são grandes e muito confortáveis. Geralmente entre as áreas de safári e as grandes cidades, você ficará hospedado em uma Guest House.

Veículos para safári na África

Esse é um tema mais voltado para quem vai fazer um safári self-drive ou Fly & Drive, mas vamos descrever também os veículos mais clásicos de safári.

Utilitário customizado

O grande clássico em toda a África, esse utilitários transformados em carros abertos para safári são utilizados principalmente por empresas privadas que operam nas reservas privadas ou até mesmo dentro dos parques nacionais. Vai geralmente um guia e pode ir um segundo guia em um banco colocado no capô do veículo para avistar melhor os animais. Não são os veículos mais confortáveis, mas alguns tem uma altura mais elevada que facilita o avistamento de animais.

Ônibus de Safári

Sim, algumas empresas pegaram carrocerias de caminhão e transformaram em verdadeiros ônibus para safári. O conforto é melhor do que os utilitários, mas o número de pessoas dentro do mesmo espaço pode incomodar. Avistar um animal do outro lado do veículo também não é tarefa fácil. Lado positivo que você sempre tem acesso ao guia para dúvidas durante o trajeto.

Veículo 4×4

Para aqueles que procuram liberdade e gostam de chegar aos locais mais isolados. Alugar um veículo 4×4 na África é mais fácil do que no Brasil e muitas vezes necessário. Algumas estradas são bastante castigadas e ter um veículo mais alto e com tração pode fazer toda a diferença. Alguns caminhos dentro dos parques nacionais só são permitidos para veículos 4×4 e isso também deve ser levado em consideração. Última coisa, mas talvez a mais importante se tratando que você irá alugar um veículo para safári, é que veículos mais altos são melhores  para avistar a vida animal. Leve tudo isso em consideração antes de resolver pagar menos em um carro de passeio.

Carro de passeio

Em todos os países é fácil alugar um carro no aeroporto, mas talvez para a prática de safári somente algumas localizações sejam possíveis. Alguns parques nacionais na África do Sul e Namíbia como o Kalahari e o Etosha tem algumas vias muito bem cuidadas, acessíveis para qualquer tipo de veículo. Algumas estradas no Kruger Park inclusive são asfaltadas (talvez o melhor local para a prática de safári com carro de passeio). Fora desses poucos lugares essa não deve ser uma opção, pois ficar preso com um carro desses em um local isolado pode acabar com as suas férias.

Veículo 4×4 Camper

Esta é a opção ideal para os praticantes de safári mais independentes. Diversas locadoras na maioria dos países oferecem carros 4×4 com equipamento de camping no veículo ou até mesmo carros customizados e transformados em verdadeiras casas sobre rodas. A BF Expedition por exemplo trabalha tanto com carros com barraca de teto e cozinha na parte traseira, como com carros com trailer acoplado na carroceria, com água interna e energia solar.

Modalidades de Safári na África

Existem alguns diferentes meios de se praticar safári na África e vamos comentar sobre eles.

Game Drive

É o clássico safári em um veículo. Muitas hospedagens oferecem esse serviço, por isso se você ver esse tipo de serviço extra já sabe, você irá participar de uma excursão de safári em veículo. Alguns lodges em parques nacionais e outras reservas oferecem um tipo de game drive que é o Night Drive ou Sunset Drive, que nada mais são que safári noturno ou safári no pôr-do-sol (uma das melhores horas para fotografar a vida selvagem). Essas opções são interessantes também para quem está viajando sozinho, pois não é permitido dirigir pelos parques e reservas nessas horas.

Bush walk

Nada mais é do que um safári a pé, acompanhado por um guia. Esse guia vai sempre armado e procura manter sempre uma distância segura dos animais. Apesar da arma, muitos nunca precisaram atingir um animal no caso de perigo. Um simples tiro para cima de aviso já é suficiente para afugentar o mais perigoso carnívoro.

Safari de Balão (Air Safari)

Uma opção disponível somente em locais muito específicos, como o norte de Cape Town ou no Seringueti, mas uma maravilhosa opção para quem não tem medo de altura. Imagine observar de cima, no silêncio das nuvens, ordas de antílopes atravessando a savana. Espetacular, não?

Boat Safari

Fazer safári de barco é disponível somente em alguns pontos específicos na áfrica, como o norte de Botswana ou nos lagos de Uganda. É uma opção interessante pois a água é sempre procurada por animais de todas as espécies e estar por lá pode gerar encontros espetaculares.

Esperamos ter ajudado você com esse nosso guia de safári na África. São muitas informações e buscamos organizar todas elas de forma mais clara possível. Não custa lembrar que, caso você queira ajuda para organizar o seu roteiro ou até mesmo buscar inspiração, você pode contar com a BF Expedition. Temos muita experiência em expedições de safári e ainda contamos com parceiros locais em diversos países africanos. Acesse nossa página de contato para saber mais.